No passado dia 18 de maio, o agrupamento de escolas de Ribeira do Neiva, na pessoa da sua Diretora a Drª Martinha Couto Soares, assinou o protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Vila Verde e o Ministério da Educação e Ciência no âmbito das bibliotecas escolares. Este protocolo foi também assinado pelo agrupamento de escolas de Moure, o agrupamento de escolas de Vila Verde, o agrupamento de escolas de Prado, o agrupamento de escolas do Pico e a Escola Secundária de Vila Verde.
Este protocolo visa
institucionalizar o serviço SABE – serviço de apoio às bibliotecas escolares
prevendo a criação de uma equipa na biblioteca municipal para o trabalho
colaborativo com as bibliotecas escolares do concelho.
De acordo com os princípios que regem a Rede de
Bibliotecas Escolares expostos no documento Lançar
a rede de bibliotecas escolares: relatório síntese (2001)
“O conceito de rede de bibliotecas escolares
assenta no pressuposto que cada escola deve dispor de uma biblioteca.
As bibliotecas de diferentes escolas de uma mesma
área geográfica devem estar articuladas em rede para permuta de documentos e atividades
conjuntas de animação. O mesmo deve acontecer com a ligação entre as
bibliotecas escolares e as bibliotecas públicas, principalmente para recurso a
serviços de apoio técnico especializado.
O princípio de integração das bibliotecas escolares
numa rede local de equipamentos do mesmo tipo deve ser tido em conta na
planificação e execução de programas de transformação das atuais bibliotecas
para tipificação das suas características.”
Este documento também especifica que:
“A nível local, as entidades de apoio serão as
Câmaras Municipais através, nomeadamente dos serviços de apoio às bibliotecas
escolares e as associações de escolas, através dos seus centros de formação que
intervirão tanto no que respeita ao desenvolvimento das bibliotecas como aos
programas de formação das equipas educativas.”
Sobre “ O SABE, enquanto recurso técnico
especializado, terá as seguintes funções:
- prestar colaboração
técnica às escolas no domínio da criação, organização, gestão e
funcionamento das bibliotecas escolares;
- participar na formação
contínua dos profissionais envolvidos no serviço das bibliotecas
escolares;
- promover a articulação
das bibliotecas escolares com as outras bibliotecas, procurando formas de
cooperação e rentabilização de meios.”
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