segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Personalidade do Mês de janeiro

Ian McEwan -  autor da obra O SONHADOR






McEwan nasceu no dia 21 de junho de 1948, em Aldershot, Inglaterra. Romancista, contista e roteirista, é considerado um dos grandes nomes da ficção britânica contemporânea.
O seu primeiro livro, First love, last rites (1975), ganhou o prémio Somerset Maugham. É conhecido pela inventividade com as palavras e pelo gosto de usar a mecânica dos thrillers como crítica social.
Ao longo de sua carreira foi indicado diversas vezes para receber o Booker Prize, o mais prestigiado prémio literário britânico, o que veio ocorrer em 1998 com o livro Amsterdão.
Publicou mais de uma dúzia de livros, boa parte deles traduzidos para o português:
- A criança no tempo;                          - O sonhador;
- Cães negros;                                   - Amor para sempre; 
- O jardim de cimento;                     - O inocente.
Além de romances e contos, faz roteiros e tem sido solicitado com encomendas de roteiros sobre serial killers para produções de Hollywood. Tal predileção por esta temática já lhe valeu o apelido de “Ian Macabro”.
O seu romance Reparação pode ser considerado o melhor de ficção dos últimos 20 anos, na opinião do crítico Sérgio Rodrigues.
Em 2005 publicou Sábado, um romance que conta a história tumultuada de um dia na vida de um conceituado neurocirurgião londrino. A fim de narrar com precisão as delicadas cirurgias cerebrais, McEwan conviveu por dois anos com neurocirurgiões e presenciou inúmeras operações num hospital de Londres.
Foi premiado diversas vezes, incluindo o Whitbread Novel Award (1987); Prix Fémina Etranger (1993); Germany's Shakespeare Prize (1999); WH Smith Literary Award (2002); National Book Critics' Circle Fiction Award (2003); Santiago Prize for the European Novel (2004); James Tait Black Memorial Prize (2006).
Em 2007 lançou Na praia, a história de um casal de jovens amantes na década de 1960 em plena revolução sexual. O seu lançamento mais recente é o romance Solar (2010).



O SONHADOR é o título da obra de leitura obrigatória para a participação na 1ª fase do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA, destinado aos alunos do 3º ciclo desta escola.
Nesta obra cuja personagem principal é um rapaz de dez anos, são relatadas as suas aventuras - ele vive frequentemente entre a fantasia e a realidade. Os adultos não o compreendem nem imaginam as coisas fantásticas que lhe passam pela cabeça e, por isso, os seus sonhos só lhe trazem problemas. 

Na nossa biblioteca escolar existem vários exemplares de O SONHADOR, que poderás requisitar e divertir-te com as aventuras de Peter Fortune, a personagem principal deste divertido livro.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu quero saber os vencedores!!!!
adriana couto 8ºB