BO

      Bibliotecas On



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Concurso RBE

 “Miúdos a votos: Qual é o livro mais fixe?”

O concurso “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” é uma iniciativa inédita da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, que vai permitir aos alunos entre o 1.º e o 9.º anos de escolaridade votarem nos livros que mais gostaram de ler até hoje. Destas eleições, resultará a lista das obras preferidas dos estudantes portugueses.
O processo é semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos. Durante a campanha eleitoral, estes defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos.
Com esta iniciativa, os alunos ficarão a conhecer como se desenrola um processo eleitoral e para que serve. Ao longo do ano letivo, será disponibilizado às escolas material de apoio que lhes permita dar a esta ação o carácter de um processo eleitoral político. Esta iniciativa, que pretende dar voz às crianças e jovens portugueses, habitualmente pouco auscultados em processos de decisão que lhe dizem diretamente respeito, possibilita um processo de aprendizagem importante, que ajudará a formar cidadãos de pleno direito.
Podes ver o regulamento do concurso na tua BE ou aqui, em Regulamento


Sem comentários: