BO

      Bibliotecas On



quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Personalidade do Mês de Junho - Pablo Picasso


Chamo-me Pablo Picasso e nasci em 25/10/1881. Destaquei-me em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Sou considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.
Nasci na cidade espanhola de Málaga. Fiz os meus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhei, principalmente em França. O meu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde a minha infância.
As minhas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores:
· A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predomina os tons de azul. Nesta fase, dei uma atenção especial aos elementos marginalizados pela sociedade.
· Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e as minhas obras ganham uma conotação lírica. Recebi influência do artista Cézanne e desenvolvi o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.
· Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), pintei o mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.
· Na década de 1940, voltei ao passado e pintei diversos quadros retomando as temáticas do início da minha carreira. Neste período, passei a dedicar-me a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, comecei a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez, são exemplos deste período.
Quando fiz 87 anos realizei diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase da minha vida, abordei as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morri em 1973 numa região perto de Cannes, em França.

6ºA

Sem comentários: