BO

      Bibliotecas On



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Personalidade do Mês de Outubro - José Relvas


Nasci no dia 5 de Março de 1858 na Golegã e licenciei-me em letras em 1880. Pertenci ao Directório do Partido Republicano, quando no dia 5 de Outubro foi implantada a república no nosso país. Fui eu que, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, anunciei publicamente este tão importante acontecimento. No governo provisório, então constituído, ocupei a pasta das Finanças.
De Outubro de 1911 a Maio de 1914, fui embaixador em Espanha, mas quando regressei a Portugal, afastei-me da política desgostoso com as lutas partidárias em que foi fértil a Primeira República, voltando apenas por um curto período, quando após a revolta monárquica de 1919, aceitando formar governo e acumulando a Presidência com a pasta do Interior.
Fui um amante das artes, em especial da música e da fotografia e dediquei parte da minha vida a transformar a minha casa de habitação - conhecida por Casa dos Patudos – num museu, tendo adquirido continuamente variadas peças de arte e alargando e embelezando a referida casa, que, mais tarde, doei à Câmara Municipal de Alpiarça. Faleci no dia 31 Outubro 1929.


Bibliografia:
www.primeirarepublica.org
www.fcsh.unl.pt/ihc/index.php?ID=2484

Sem comentários: