BO

      Bibliotecas On



terça-feira, 15 de novembro de 2011

PERSONALIDADE DO MÊS DE NOVEMBRO/DEZEMBRO


MARIE CURIE


Chamo-me Marie Curie e nasci em Varsóvia em 1867, tendo vivido até 1934. O meu nome de solteira é Marie Sklodowska. O meu pai foi um professor licenciado em Matemática e Física. Em 1891, com as economias que consegui juntar como preceptora de crianças, fui para Paris para continuar os meus estudos científicos. Obtive o grau de licenciatura em ciências físicas em 1893 e em ciências matemáticas em 1894. Entretanto casei com Pedro Curie. Em Julho de 1898, eu e o meu marido apresentámos à Academia de Ciências de Paris uma nota em que comunicávamos a existência de um novo elemento químico dotado de propriedades radioativas – o polónio. Em Dezembro do mesmo ano, em colaboração com G.Bémont, anunciámos a descoberta do elemento químico, o rádio. Em 1903 o Comité Nobel para o prémio de Física atribuiu-me a mim, ao meu marido e a Henri Becquerel, o respetivo prémio. Em 1906, após a morte do meu marido, fui nomeada professora da Universidade de Sorbonne, sendo a primeira mulher que exerceu essas funções. Prossegui o estudo das propriedades físicas, químicas e biológicas dos radioelementos, fundei e dirigi até à morte o Instituto de Rádio de Paris e em 1911 foi-me concedido o prémio Nobel da Química. Fui a única investigadora que recebeu dois prémios Nobel: o de Física e o de Química.


Os alunos do 6ºC

Sem comentários: