BO

      Bibliotecas On



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Distribuição de livros no âmbito do PNL

Durante os dias de recepção aos alunos e encarregados de educação foi feito um forte apelo à participação activa destes na promoção de hábitos de leitura dos seus educandos, quer pela directora da escola, quer pelos directores de turma/professores titulares de turma/ educadores. A própria directora, Dra. Martinha Soares, apresentou aos presentes projectos nos quais a escola irá participar com o intuito de tornar os nossos alunos leitores eficientes. Neste âmbito e patrocinado pelo Plano Nacional de Leitura, foi oferecido um livro a cada aluno do primeiro ano do 1.º ciclo e do quinto ano do 2.º ciclo.
Para salientar a importância do acto, vieram à escola alunas que já não a frequentam, por estarem no ensino secundário, mas quiseram passar o testemunho da qualidade da instituição e demonstrar que o esforço é compensado. Juntamente com os livros foram distribuídos separadores realizados pela equipa da biblioteca escolar, dos quais constava uma frase motivadora para a leitura, e uma ficha de leitura, na qual será feita uma ilustração sobre o livro e escrita uma frase, com a ajuda dos pais/encarregados de educação, no caso do 1.º ciclo. Serve esta para que a escola tenha um feedback das leituras e da apreciação feita pelos “pequenos” leitores.
Este foi o início de muitas actividades que vão ajudar os alunos a desenvolver a competência da leitura.
Bom ano e boas leituras!

A Coordenadora de PNL






1 comentário:

Sala Sá de Miranda disse...

Tratou-se de uma actividade muito animada e enriquecedora para os alunos do nosso agrupamento. Uma palavra de agradecimento aos alunos mais velhos e ex-alunos que participaram nesta iniciativa.