BO

      Bibliotecas On



quarta-feira, 3 de março de 2010

Maratona da Leitura

A Semana da Leitura decorre na Escola Básica e na comunidade envolvente onde se desenvolveram várias actividades e animadas leituras...
De 1 a 5 de Março comemora-se na nossa escola e em todo o agrupamento a Semana da Leitura através de diversas iniciativas organizadas pela equipa de professores da BE. Pretende-se, assim, continuar a incentivar e motivar toda a comunidade educativa para a importância da leitura, proporcionando uma série de actividades nas quais todos podem participar. À semelhança do ano transacto, estão a ser efectuadas leituras expressivas na em vários espaços da escola, nomeadamente na Direcção, Sala de Professores, Serviços Administrativos, Bar dos alunos e Cantina, contando com a colaboração d e alguns alunos que prontamente se evidenciaram disponíveis para efectuarem essas leituras.
No que respeita às leituras efectuadas em contexto sala de aula, decidiu-se pela organização de uma 2ª edição da Maratona da Leitura, dada a aceitabilidade verificada no ano anterior. Esta actividade pressupõe a participação de todos os docentes e professores titulares de turma, consistindo na selecção de um livro/conto da BE a ser lido por cada turma, em todas as disciplinas, todos os dias dessa semana. Os alunos estão a aderir de forma muito animada.
Ainda como actividades destaca-se o painel onde os alunos dos vários anos podem exprimir através de palavras e/ou desenhos o que significa para eles a leitura; desenhos para pintar; existe também um conjunto de imagens alusivas à temática, para legendar, num placard preparado para o efeito. E, finalmente destaca-se uma actividade inovadora no agrupamento, que consiste em levar a leitura à comunidade, isto é, foram seleccionados e postos ao dispor para uma leitura descontraída ou eventualmente domiciliária, alguns livros da BE, em pastelarias da região. Esta iniciativa surgiu de uma conversa com a Directora do agrupamento que incentivou a sua realização. Também na sala dos professores foi criado um cantinho de leitura, onde foram colocados alguns livros do nosso Centro de Recursos, disponíveis para leituras informais ou domiciliárias.
Em termos de oferta ou pequena lembrança desta semana e da sua importância na formação pessoal de cada um, foram elaborados marcadores de livros com referência a alguns dos autores existentes na nossa BE e pequenas cartolinas em forma de livros, simbolizando a leitura e onde foram colocadas frases alusivas, da autoria de personalidades célebres ou simplesmente anónimas.
Todas iniciativas realizadas na EB, organizadas pela equipa da BE/CRE encontram-se a ser igualmente divulgadas à comunidade através da Rádio Voz do Neiva, onde inclusivamente uma aluna do 9º ano procedeu à gravação da declamação de um poema da obra AS FADAS, da autoria de Antero de Quental.

Prof. Isabel Soares


Sem comentários: