quarta-feira, 20 de julho de 2016

Livros gratuitos para download e...leitura


Em tempos de férias, há com certeza, tempo para brincadeiras, descanso, convívio e até tempo para nada fazer...

Claro que a tua Biblioteca Escolar está aqui para te lembrar um dos prazeres maiores que se pode ter: o de LER!!!

Então, pega no teu tablet, no teu smartphone ou android ou PC e, ao alcance de um click,  com a ajuda dos pais, avós, irmãos, tios, amigos... descarrega histórias para viajares no mundo da leitura.
Lembra-te que "ler é esperar por melhor" .

Boas leituras!!!



Nota: livros escritos em Português do Brasil

terça-feira, 12 de julho de 2016

LER + ESCOLAS


Para o ano letivo 2016 – 2017, as listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura foram atualizadas, conforme tem acontecido todos os anos. Mais uma vez, incluíram-se obras de autores portugueses e estrangeiros para os diferentes anos de escolaridade, formação de adultos, apoio a projetos em diferentes áreas, correspondentes a diferentes graus de dificuldade, procurando assim facilitar aos professores e aos educadores a escolha das obras mais adequadas aos seus alunos.

Consulte mais informação em: 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Ainda sobre o Concurso "Livros falados"2016 - PNL




Pelos alunos do JI de Codessal e a partir da leitura de "O voo do golfinho" de Ondjaki











“O voo do Golfinho”
Olá !
 Eu chamo-me Golfinho, mas agora também me chamo Pássaro.
Tenho uma pequena história para contar.
Sentem-se que eu vou começar:
Cresci no mar a brincar com os  outros  Golfinhos .
Os outros Golfinhos diziam que eu tinha um bico diferente.
O que será um bico diferente?
Tu não tens bico de Golfinho, tens bico de Passarinho.
Eu nadava com muita velocidade e adorava saltar.
Um dia, estava um mar muito liso e dei um salto enorme !
O meu bico parecia  um bico de Pássaro… também o meu corpo e o meu olhar.
Voltei a mergulhar e senti uma grande alegria!
Alegria era uma coisa bonita que eu sentia no meu coração…
 Era bonita porque me fazia voar!
Então, disse adeus aos Golfinhos e fui voar para perto das nuvens.
 Lá encontrei  diferentes  tipos de Golfinhos,  de Pássaros…
Tu sempre foste pássaro?
Não,  eu era uma serpente, mas sempre quis ser pássaro.
Outro tinha sido Camaleão…
 Outro tinha sido Canguru…
E  outro tinha sido Gato.
Agora  voamos juntos.
Somos o Bando da Liberdade!
Um bando de animais que eram outros bichos e que sempre desejaram voar.
Esta é a história que conta como eu  era um Golfinho e aprendi a ser Pássaro.

  
Mas deixo-vos um segredo:
Hoje eu  sou pássaro, mas amanhã ou depois, sempre que me apetecer,
um Golfinho eu volto a ser .

Aqui estão os prémios. PARABÉNS!!!



quinta-feira, 16 de junho de 2016


Hora de..."vambora"!

(Quase, quase com cheiro a férias de verão)


A BE participou/colaborou na orientação da atividade Mobicurtas 4ª Edição 2016, promovida pela Casa do Conhecimento em parceria com a Rede de Clubes da Casa do Conhecimento.
Este ano, foi proposto apresentar o filme em versão Time Lapse, subordinado ao tema "A Escola".



Parabéns aos nossos alunos realizadores
  • Wesley Matheus da Silva Schumaher - 9º F
  • Lara Fernandes Magalhães - 8º E
  • Paula Sofia Amorim da Rocha - 8º E



quarta-feira, 15 de junho de 2016

7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens

 1. Ler em voz alta, ler em conjunto. Conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação.


2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.

3. As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.

4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.

5. Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.

6. Os laços afetivos entre as crianças, os jovens e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes.


7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.

quarta-feira, 8 de junho de 2016



Os alunos das turmas do 6ºE e 6ºF foram desafiados pelo professor de Português Bento Coelho  e BE  a participar no Concurso Uma aventura... Literária 2016.

A participação nesta atividade da Caminho, visa ser mais um incentivo à leitura, à escrita e à criatividade.


Participaram na modalidade DESENHO, os alunos:

  • Filipe Esteves - 6º E
  • Gabriel Ferreira - 6º E
  • André Queirós - 6º F

Participaram na modalidade TEXTO, os alunos:

  • João Paulo Araújo - 6º E
  • Maria Clara Fernandes - 6º F
  • Maria Durães Silva - 6º F

Os alunos receberam Diplomas de Participação e a Biblioteca recebeu um livro brinde...



Melhores leitores da Biblioteca Escolar Sá de Miranda

Ano Letivo 2015/2016

Parabéns a todos!


  • 2º/3º Ciclo





  • 1º Ciclo

Aluno

Turma

Nº de empréstimos

Francisco Ribeiro

1º D

17 empréstimos

Tatiana Silva Moreira

1º/3º D

16 empréstimos

Filipa Daniela Gonçalves

2º D

15 empréstimos

Filipe Fernandes

2º E

15 empréstimos

Francisco Fernandes

3º C

16 empréstimos

Paulo Jorge Sousa

4º D

16 empréstimos

Lara Domingues

4º D

16 empréstimos

Leonor Ferreira Cerqueira

4º E

12 empréstimos

Francisco Ribeiro

1º D

17 empréstimos









terça-feira, 7 de junho de 2016


PARABÉNS aos nossos alunos  vencedores a nível de escola!



  • Diogo Silva - 5º E
  • Diogo Pais - 5º F
  • Mónica Fernandes - 5º F


Neste concurso participaram os  nossos alunos dos 5º E, 5º F, 6º G, 8º D e 8ºF. 



Na sua primeira edição, o projeto LER É COOL disponibilizou mais de 10 mil livros e chegou a mais de 25 mil jovens leitores digitais, contando com a adesão de 218 escolas de todo o país.

Aqui ficam os registos da entrega dos certificados e prémios.











 Mais informações, consulta o link...



quarta-feira, 1 de junho de 2016




"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser."
(Louis Pasteur)
Resultado de imagem para crianças gifs animado


Registos de atividades no último dia de maio e primeiro dia de junho: festa do Dia da Criança, Fóruns de leitura dos alunos do 4º ano e atividades na nossa BE.
Sejam felizes, crianças mais pequenas e crianças maiores. 

Conservem sempre a alegria e a magia de criança!!!